06
Ago 08

 

O que é o Neopositivismo lógico ?
O Neopositivismo lógico apareceu no período entre as duas guerras mundiais , e em linhas gerais assemelha-se ao empirismo , inserindo-se na filosofia analítica ( interessa-se principalmente pelo significante , relegando o referente ( real ) e o significado ( conceito ou ideia ) para segundo plano.
O Neopositivismo lógico distingue-se do empirismo de Hume pela importância atribuída à linguagem , fazendo uma análise entre a linguagem e a realidade , preocupando-se com a linguística no geral e não especificamente ( como por exemplo o inglês ou o português ) . Se uma palavra não possui referente , o neopositivismo lógico humanidade , baseando-se no real , e excluindo o que não esteja de acordo com este.
Para o Neopositivismo lógico existem dois tipos de proposições , as analíticas ( estabelecem relações entre ideias ) e as sintéticas ( estabelecem relações entre factos ).
Ambos os tipos de proposições dividem-se em proposições com e sem sentido.
As proposições analíticas são proposições não transmitem qualquer informação sobre factos e portanto a sua verdade não depende em absoluto dos factos. Este tipo de proposições são tautologias , ou seja , são proposições em que o sujeito e o predicado expressam um só conceito ( por palavras diferentes ).
Por outro lado , as proposições sintéticas são próprias das ciências empíricas ( como a Física , Química , História ...), fornecem informações sobre factos e por isso a sua verdade depende desses factos. A fonte do conhecimento destes factos é a experiência .
As proposições analíticas com sentidop cumprem as regras da lógica . As sem sentido não cumprem as mesmas regras.
As proposições sintéticas com sentido são verificáveis ( basta existir a possibilidade de serem verificadas , depois podem ser verdadeiras ou falsas ) as sem sentido não o são ( não podem ser consideradas verdeiras nem falsas ).
Para finalizar o neopositivismo lógico pode considerar-se uma recusa à metafísica , pois de acordo com este todas as proposições metafísicas são proposições sem sentido.
publicado por apontamentosecundario às 20:22
tags:

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO