11
Ago 08

 

As rochas , arquivos que relatam as história na Terra
 
Ciclo das rochas
 
Rochas sedimentares : são formadas à superfície ou perto dela , a partir de deposições de sedimentos que , posteriormente , experimentam uma evolução , sendo compactados e ligados entre si.
Rochas magmáticas : resultantes de solidificação de magma .
Rochas metamórficas : originadas a partir de rochas preexistentes que experiementam transformações mineralógicas e estruturais , mantendo-se no estado sólido. Essas transformações são devidas a condições de pressão e de temperatura elevadas ou à acção de fluidos de circulação.
Rochas Sedimentares
Ocorrem fundamentalmente duas fases na génese de rochas sedimentares : sedimentogénese e diagénese .
Sedimentogénese : conjunto de processos físicos e químicos que compreendem a eladoração das materiais que vão construir as rochas sedimentares , o trasnporte e a deposição desses materiais.
                Erosão : remoção dos materiais previamente alterados das rochas , por agentes erosivos. Os materiais ( clastos ou detritos) são  transportados.
                Sedimentação : conjunto de processos físicos e químicos que intervêm após a sedimentação e pelos quais os sedimentos evoluem para rochas sedimentares coerentes.
No decurso da diagénese os sedimentos são compactados , desidratados e cimentados , ficando ligados entre si.
Rochas magmáticas e rochas metamórficas
Rochas magmáticas : os magmas formam-se no interior da Terra e são misturas complexas de minerais fundidos , cristais em suspensão , e gases. O magma é menos denso que o ar e que as rochas envolventes , por isso pode , quando sujeito a pressões , movimentar-se , aproxiamndo-se da crosta. Ao fazê-lo , consolida , formando rochas magmáticas.
                Rochas magmáticas intrusivas ou plutonitos : rochas resultantes da consolidação do magma no interior da crosta. Apresentam , geralmente , minerais desenvolvidos , idenficáveis à vista desarmada , devido ao arrefecimento lento e em profundidade que é propício ao crescimento e desenvolvimento dos cristais , ex: granito.
                Rochas magmáticas extrusivas , vulcânicas oou vulcanitos : rochas resultantes da consolidação do magma à superfície.Os minerais são de pequenas dimensões , podendo existir matéria não cristalizada.Esta textura indica um arrefecimento rápido do magma, ex : baslto.
                Rochas metamórficas : As rochas , em consequência do dinamismo terrestre , pode ser deslocadas para zonas com diferentes condições . Se afundam na crosta , ficam sujeitas a maiores pressões e temperaturas e , por vezes , a um ambiente químico diferente.
Embora mantendo o seu estado sólido , alteram-se . Os principais factores de matamorfismo  são :  temperatura , pressão , tempo e fluidos de circulação.
 
 
publicado por apontamentosecundario às 21:52
tags:

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO