08
Ago 08

 

O que dá sentido á vida é o fim , a intenção ou propósito que orienta e justifica aquilo que fazamos e que somos.
À pergunta “ qual o sentido da vida?” vários filósofos responderam de diferentes formas. Alguns como A.Camuz pensam que a vida não tem sentido e que , portanto é um absurdo. Para Camuz apenas queremos sobreviver. Vamo-nos enganando ao longo da vida.Camuz compara a vida com um jogo , neste jogo , fazemos um pré-acordo com a própria vida e esse acordo é nós perdermos sempre.Tal como este jogo não tem sentido , também a vida não tem sentido.Esta forma de pensar acerca do sentido do mundo pode levar a uma angústia exestencial , que é um estado de inquietação provocado pela consciência de um destino pessoal marcado pelo sofrimento e pela ameaça da morte.
Dentro dos que pensam que a vida tem sentido , dividem-se aqueles que pensam que a vida tem valor ( razão / finalidade / direcção) no imanente e outros que pensam que a vida tem sentido no transcendente.
Os primeiros dos quais se destaca Jean Paul Sartre , pensam que a única coisa que dá sentido à vida é a liberdade e o uso que fazermos dela . Satre não acreditava na existência de Deus , pois se este existia , o ser Humano não é livre , pois Ele ( Deus ) já predeterminou.
Os filósofos que pensam que a vida tem sentido no transcendente ( dos quais se destacam G. Marcel e Karl Jaspers ) afirmam que a vida tem de ter por base o transcendente , pois é impossível a inteligência do ser humano ter aparecido do nada.
Tem de existir algo por de trás desta inteligência . Jaspers nuca se refere a Deus , chama-lhe o “ Englobante “.Segundo o mesmo filósofo , existem indícios que nos fazem ver Deus ( o “ Englobante “) , esses indícios têm o nome de cifras ou situações – limite. Um exemplo de situação-limite é a morte . Ainda de acordo com Karl Jaspers , se a morte é uma situação-limite , tem de existir algo para além dela.
publicado por apontamentosecundario às 14:20
tags:

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO