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Esclareça o problema da verifcabailidade das hipóteses , tendo como base Karl Popper e Thomas Kuhn.
Popper coloda de lado o método indutivo , considerando que não é possível verificar totalmente as conjecturas ( termo que o mesmo preferia utilizar para designar teorias ) , Popper diz que é um erro verficar as teorias. O correcto a fazer é falsificá-las.
A atitude de um cientista deve ser tentar descobrir o que a sua teoria / conjectura não consegue provar onde é que ela falha.À medida que uma conjectura vai resistindo a todas as tentativas de refutação , esta vai ficando mais corroborada , visto que as teorias nunca podem ser confirmadas em definitivo.Segundo Popper , as teorias cientificas são sempre hipóteses , mais ou menos corroboradas . Se o cientista estiver , na maior parte das vezes , quando formulam uma teoria , procuram uma teoria , procuram ver o que ela consegue provar . No enter de Popper , a Ciência evolui de erro em erro . Este método de Karl Popper obriga o cientista a ser um pouco filófoso pois tem de justificar. Ao recusar o método indutivo , Popper evitava também o problema clássico do referido método.O método indutivo caía no erro de generalizar o particular.Popper propõe uma disposição diferente do cientista . Este não deve ter medo da crítica , mas sim procurá-la pois ela é o “ motor” da ciência . Quanto mais o cientista esconder as falhas , mais atrasada fica a Ciência . Segundo Popper , a teoria só se pode aceitar na comunidade científica quando quando se descobre nesta algo de falso , se se esconder o que há de falso numa teoria esta torna-se cada vez mais falsa.O cientista não pode ser dogmático : só admitindo e descobrindo o erro se o pode eliminar e passar à frente .
Kuhn , por sua vez , não olha para dentro da ciência da Ciência , mas para a sua história , vendo como é que as teorias se foram sucedendo , dando uma explicação social.De acordo com o mesmo autor , todos os cientistas estão mergulhadores em paradigmas aos quais não podem fugir ( estão enquadrados no contexto de determinada época logo tem um conjunto de saberes , ensinamentos , maneiras de ver o Mundo , etc ) completamente diferentes consoante a época em que vivem,O método de Kuhn funcionava em ciclo , podendo ser comprado com a construção de um puzzle. Começava num paradigma que ia resolvendo os problemas ( o “ fazedor “ de puzzles começa com determinada imagem na cabeça ) , constituindo a ciência normal . Este método funcionava , até que apareciam anomalias que conduziram a crises ( por vezes as peças que não encaixam , quando isto acontece , o “ fazedor “ de puzzles tem de descobrir o erro e chegar a conclusão que a culpa do erro não foi sua mas do puzzle ), constituindo a ciência extraordinária ( contrária ao normal ).Após a crise , ocorre a revolução científica , formando-se um novo paradigma , que redefine a noção de verdade.A partir daqui recomeça o ciclo , sendo novamente o seguinte passo a “ resolução de problemas “ . Na perspectiva de Kuhn , a Ciência não faz mais que saltar de paradigma em paradigma.Para Kuhn , cada novo paradigma tem uma configuração diferente do anterior , embora não signifique que esteja mais perto da verdade , apenas um explica melhor que o outro. Na ciência normal , apenas pomos em prática aquilo que já sabemos , enquanto que na ciência extraordinária , o salto de paradigma em paradigma destrói e volta a fazer.A ciência extraosdinária é uma evolução descontínua , no enquanto , esta afirmação contraria a definição de evolução ; enquanto que a ciência normal é uma evolução contínua da Ciência ( engordar a ciência ) .
A ciência normal é a construção do puzzle , não existem gransdes saltos ou descobertas ( apenas se põe em prática o que já conhecemos ).É uma ciência extraordinária que se dão os grandes saltos científicos.
Ambos ( Popper e Kuhn ) são críticos da Ciência e são contra os dogmáticos.
publicado por apontamentosecundario às 22:30
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este portugues está tao mau.. nao se percebe nada
anonimo a 20 de Maio de 2014 às 00:04

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