06
Ago 08

 

O método indutivo não chega a teorias universais seguras pois parte do particular para o universal , no entanto poupa tempo e é funcional . Este método depende muito da observação e é precisamente aí que começa , devendo ser imparcial , rigorosa e neutra.
Na realidade , a observação nunca é imparcial , pois o cientista tem que saber o que é quer ver / observar , sendo portanto , selectiva.Seguidamente dever-se-á formular hipóteses , que serão verificadas ou refutadas após a experimentação ( por se basear na experimentação este método é sempre uma generalização ) . Superada esta , a hipótese poderá ser considerada uma lei , podendo –se a partir dela chegar a novas conclusões .
Poderá prever-se o futuro e se os dados futuros não concordarem com as previsões , a lei terá de ser alterada.A grande desvantagem do método indutivo é que nem sempre se chega a premissas verdadeiras gerais partindo de premissas particulares , o que faz com que este método científico seja algo dúbio.Por dar muita importância à observação torna-se empírico , entrando assim num círculo vicioso( falta-lhe um princípio).
O método hipotético-dedutivo é o método mais utilizado em pesquisas laboratoriais e tem por base a formulação de uma hipótese que deverá ser experimentada e comprovada. Este método começa por formular um facto-problema , uma hipótese e investiga essa hipótese tentando-a falsificar ou comprovar , inferindo da mesma consequência preditiva.Posteriormente , dever-se-á realizar a experimentação e posterior confirmaçãoou refutação da consequência preditiva.Se a experimentação confirmar consequência preditiva , a hipótese é apoiada ou corroborada , formulando-se uma lei.Se a experimentação refutar a consequência preditiva , a hipótese é rejeitada e é formulada outra hipótese.As leis são interligadas umas com as outras , chegando-se a teorias científicas que explicam um todo , ao contrário das leis que são mais pequenas e menos gerais , explicando os aspectos para chegar a um todo.
publicado por apontamentosecundario às 23:29
tags:

comentário:
Olá boa tarde, eu estou a fazer um trabalho acerca deste método, mas houve uma palavra que me deixou intrigada, e já pesquisei o significado e não encontro resposta possível. A palavra é "preditiva".
Aguardo a sua resposta! Obrigada pela atenção! Com os melhores cumprimentos,
Sónia Pereira
Sónia Pereira a 28 de Março de 2017 às 15:03

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO