06
Ago 08

 

Qual é a divisão clássica das ciências ?
As ciências podem dividir-se em ciências formais ( Matemática , Lógica , etc . ) , ciências da Natureza ( Biologia , Geologia , Física , etc . ) e ciência humanas ( Psicologia , Sociologia , História , etc . ).
Esta divisão das ciências já se encontra um pouco ultrapassada.
As ciências da natureza são as mais objectivas que as humanas , no entanto não são mais ciências que estas últimas , só que mais objectivas encontram-se mais vezes de acordo , pois os dados da natureza são fixos.Na História , por exemplo , o mesmo acontecimento pode ter várias interpretações.
As ciências da natureza explicamm e formulam leis enquanto que as humanas pretendem compreender os fenómenos.
Sem ciência existe o senso comum , ou seja usar a realidade sem fazer  reflexões ( tal como ela nos é apresentada ) , aceitar o que nos vem dos sentidos . Este conhecimento é desorganizado , dogmático e empírico.
O que é a ciência ?
A definição de ciência nos tempos modernos é um conjunto de conhecimentos discursivos que estabelecem relações ou leis necessárias entre os fenómenos estudados , sendo assim mias um mode de conhecer ( ou de pensar ) do que um conjunto de conhecimentos. A ciência não é um acumulado de conhecimentos. Tal como a filosofia ou a arte , a ciência é uma forma diferente de ver a realidade.
 Quais são as características das ciências da natureza ?
A primeira característica das ciências da natureza é a construção racional. Se a ciência é uma construção , essa construção tem de ser entendida numa época histórica e tem de ter diversos factores em conta , como as teorias precedentes ou os conhecimentos já existentes. A ciência é uma construção racional sem fim ( construtiva ).
Todas as ciências têm de possuir um método ( um conjunto de técnicas para uma determinada ciência explicar o respectivo objecto) e um objecto é a vida e o método é experimental.
As ciências caracterizam-se também por possuírem uma explicação operativa.
Todas as ciências explicam ( formulam teorias ) , prevêem ( mas não no sentido de advinhar o futuro , mas sim no sentido de já estarmos à espera que qualquer coisa aconteça e de pudermos modificá-la ) e produzem fenómenos.
Uma das características mais importantes das ciências é a revisibilidade . O conhecimento científico está sempre sujeito a revisões.Karl Popper dizia que todo o conhecimento que não estava sujeito a revisões não era cientifico , era dogmático.
As ciências possuem a sua prórpia linguagem , chamada linguagem cientifica e própria , com explicações precisas e práticas , que influenciam a própria compreensão da disciplina.
publicado por apontamentosecundario às 21:39
tags:

Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO